Pesquisar:

EDITAL ACADÊMICO Nº 03/2024

 

Dispõe sobre a seleção de alunos (as) para exercerem atividades no Observatório de Políticas Públicas da FATEB.

 

A Diretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui, Profa. Doutora Sabrina Bellorti de Andrade Berne baixa o seguinte Edital:

 

Artigo 1º - Considerando a implantação do Observatório de Políticas Públicas da FATEB, cujo objetivo geral é a análise, monitoramento e difusão de informações sobre a dinâmica socioeconômica local e regional, que contribuirá para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa, e Extensão desta Instituição de Ensino, com previsão no artigo 3º do Regimento Interno da FATEB;

 

Artigo 2º - Considerando que para atender as demandas do Observatório de Políticas Públicas da FATEB, foram criados os núcleos de atendimento, cujo objetivo é desenvolver atividades técnicas para fins de desenvolvimento institucional da FATEB, cujo objetivo é a prestação de serviço educacional, que habilite os alunos nos desafios de cunho pessoal e profissional.

Parágrafo 1º - Cada núcleo de atendimento é composto por objetivos específicos, fundamentado em projeto e respondido por profissional acadêmico habilitado para as respectivas demandas, conforme apresenta:

  1. Núcleo de Apoio ao Estudante: tem por objetivo atender o alunado mediante aos seguintes serviços especializados: orientação psicopedagógica, atendimento psicológico e comportamental, dentre outros, quando se fizerem necessários para o bom desenvolvimento do aprendizado do aluno e a sua integração na Instituição.
  2. Núcleo de Pesquisa e Extensão: Desenvolver, com a formalização de um grupo de pesquisadores, propostas de investigação conjunta, com linhas de pesquisa estabelecidas e enquadradas em áreas de concentração da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do MEC, dentre as metodologias aplicadas, se verificará os grupos de pesquisa, que o curso de direito já está executando, conforme seu projeto de curso. Ademais, objetiva-se impulsionar a publicação acadêmica, bem como a reabertura da Revista Científica da FATEB.
  3. Núcleo de Comunicação Institucional: estabelecer e fortalecer a imagem da instituição no mercado. Isso envolve criar uma identidade sólida e uma imagem positiva perante o público-alvo. Uma imagem institucional positiva contribui para a construção da confiança e credibilidade da FATEB. O núcleo atenderá todos os setores institucionais, tanto da mantenedora FUMDEB, quanto da mantida FATEB.
  4. Núcleo de Apoio a Carreira: acompanhar os alunos ao longo de toda a carreira: na inscrição, durante o curso e após a graduação. Permanentemente, fazer a captação das vagas e ofertar aos alunos, proporcionando treinamento e emprego para todos os discentes e graduados. Será responsável por todas as atividades de estágio dos alunos matriculados nos cursos oferecidos pela FATEB, observa que seria realizada a parceria com a secretaria de desenvolvimento do munícipio, e órgãos como o SENAI, SEBRAE, SENAC, SESI, SINBI, ACIB, AESCON, OAB, e, outros.
  5. Núcleo de Atendimento Educacional Especializado: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma abordagem educacional que tem como objetivo desenvolver metodologias de trabalho para estudantes do Público-Alvo da Educação Especial. Esse atendimento, por meio do Núcleo de AEE, poderá ocorrer de forma complementar ou suplementar para alunos matriculados em escolas regulares da rede pública, oferecendo suporte especializado no desenvolvimento de habilidades e especificidades. O núcleo do AEE visa, também, fornecer orientações e apoio, garantindo que os graduandos do público-alvo da Educação Especial tenham acesso equitativo ao conhecimento e estejam incluídos no processo de aprendizagem.
  6. Núcleo de Atendimento Social: Desenvolver projetos na área social do município, em parceria com a secretaria de assistência social, na finalidade de implantação e articulação dos serviços socioassistenciais em territórios de vulnerabilidade, trabalho social com famílias, idosos, mulher, criança, estrangeiros e enfrentamento das situações de vulnerabilidade e contribuindo para sua proteção e promoção.
  7. Núcleo de Projetos: Fomentar o escritório de projetos, cujo objetivo será a elaboração de Projetos de Concepção, Projetos Básicos, Projetos Executivos, além de Projetos alternativos a soluções já projetadas visando otimizações de custo ou prazo, através da aplicação das melhores práticas, nos atendimentos de órgão públicos e terceiro setor.
  8. Núcleo de Desenvolvimento da Empresa Junior: empresa Júnior é uma organização sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes universitários. Ela opera como uma consultoria ou prestadora de serviços, oferecendo soluções e projetos nas áreas

de formação dos seus membros, como administração, ciências contábeis, direito, engenharia de software, pedagogia, entre outras. A empresa júnior é orientada por professores e profissionais do mercado, visando proporcionar experiência prática aos estudantes, enquanto oferecem serviços de qualidade a preços acessíveis para micro e pequenas empresas, ONGs e outras entidades. Sendo o objetivo principal proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar e aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos durante seu curso de atuação. Suas atividades de caráter instrutivo e científico de acordo com preceitos de estudo, pesquisa e extensão universitária.

  1. Núcleo de Inovação: objetivo é desenvolver a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia para os diversos setores, seja no âmbito público ou privado, proporcionando o impulsionamento local e regional.

 

Parágrafo 2º - Os alunos que estiverem vinculados aos núcleos, ora apresentados, terão a oportunidade da experiência prática dos conteúdos ministrados em sua grade curricular, compondo as atividades complementares obrigatórias, e, estágio obrigatório, conforme análise e aprovação dos Departamentos dos Cursos.

 

Artigo 3º - No período de 29 de agosto de 2024 a 05 de setembro de 2024, os alunos interessados, que se titularem capacitados a atenderem as demandas do Observatório de Políticas Públicas, poderão se inscrever no site da FATEB, www.fateb.br, selecionando o núcleo de atendimento e a carga horária que estará disponível para exercer as atividades que compõem os objetivos do núcleo selecionado, conforme descrito do artigo 2º.

Parágrafo 1º - Observa que as inscrições são válidas apenas para alunos da FATEB, e as atividades de cada núcleo de atendimento, bem como da sede do Observatório de Políticas Públicas será supervisionado por um professor e/ou profissional responsável pelo respectivo núcleo, que apresentará o cronograma das atividades, com análise de atendimento e resultado.

Parágrafo 2º - O controle de horário será disciplinado por listagem própria ou sistema disponibilizado pela FATEB, e a homologação das atividades, para fins de carga horária para bolsistas, atividades complementares e estágio obrigatório é de cunho exclusivo da direção acadêmica e departamentos dos cursos, que analisará os relatórios apresentados pelos professores e/ou profissionais responsáveis por cada núcleo de atendimento.

Parágrafo 3º - Dependendo do número de inscritos em cada núcleo de atendimento, haverá processo de seleção, com análise curricular por parte do responsável pelo respectivo núcleo, que verificará as aptidões técnicas e disponibilidade de horário.

Parágrafo 4º - As inscrições são gratuitas, ou seja, não deverão ser recolhidas quaisquer taxas, visto que as despesas serão suportadas pela Instituição, devendo ser respeitado o prazo das inscrições estabelecido neste Edital.

 

Artigo 4º - Na data de 05 de setembro de 2024 será emitido e publicado junto ao site da Instituição “www.fateb.br” a lista com homologação dos inscritos que atenderam de pleno a inscrição nos termos do artigo 3º, e, na sequência, os responsáveis pelos núcleos de atendimento entrarão em contato para fins de organizar o cronograma das atividades.

Parágrafo 1º - Não ocorrendo nenhum fato impeditivo, oficialmente, no dia 09/09/2024, iniciará as atividades pelos alunos selecionados, nos horários estabelecidos no cronograma disposto em cada núcleo de atendimento do Observatório de Políticas Públicas.

 

Birigui, 26 de agosto de 2024.

 

 

Profa. Dra. Sabrina Bellorti de Andrade Berne

Diretor Geral FATEB