Por Prof. Mestre Euclides Teixeira Neto |
Birigui iniciou 2025 com um cenário positivo para o mercado de trabalho feminino, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Os dados do Observatório de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB), em parceria com a startup Plataforma Observatório Econômico, apontam um crescimento de 93,4% na geração de empregos para mulheres em janeiro, comparado ao mesmo período de 2024. No total, foram criadas 470 novas vagas para trabalhadoras no município. |
Os números são resultado da análise dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Birigui não apenas registrou um aumento geral na geração de empregos, com a criação de 853 novos postos de trabalho (crescimento de 68,6% em relação a janeiro de 2024), como também se consolidou como líder na geração de empregos para mulheres na Região Administrativa de Araçatuba. No primeiro mês do ano, a cidade foi responsável por 91,0% do saldo positivo de empregos femininos na região.
"Os dados evidenciam uma tendência muito positiva para a inserção das mulheres no mercado de trabalho local. Esse crescimento é um reflexo da especialização produtiva de Birigui e da ampliação de oportunidades no setor industrial e de serviços", analisa o economista Prof. Euclides Teixeira Neto, docente da FATEB e gestor do Núcleo de Inovação do Observatório de Políticas Públicas da instituição.
No ranking regional, Birigui liderou a geração de empregos femininos, seguida por Mirandópolis (54), Guararapes (43) e Penápolis (33). Entre os grandes setores produtivos, a distribuição das vagas para mulheres foi a seguinte:
Indústria: 305 empregos (65,0%) Serviços: 95 empregos (20,1%) Comércio: 69 empregos (14,7%) Construção: 1 emprego (0,2%)
OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA FATEB
O Observatório de Políticas Públicas da FATEB tem como missão produzir pesquisas, gerar conhecimento e disponibilizar dados e indicadores do município, abordando temas nas áreas econômica, social e ambiental. Seu objetivo é subsidiar a formulação e implementação de ações, projetos, programas e políticas públicas, contribuindo para uma gestão mais estratégica e eficiente, tanto no setor público (Executivo e Legislativo) quanto no setor privado e no Terceiro Setor.
Além disso, o Observatório fortalece o papel da FATEB no desenvolvimento acadêmico e local, apoiando grupos de pesquisa e cursos da instituição. A iniciativa conta com o suporte da startup Plataforma Observatório Econômico, que fornece um sistema avançado de inteligência em dados e indicadores, garantindo uma base tecnológica robusta para análises estratégicas e apoio à tomada de decisão.
|